sábado, 30 de julho de 2016

OS PEQUENOS POEMAS DO PÁSSARO

Faz tempo que nada escrevo neste espaço de meu blog. Não tenho a disciplina necessária. Tinha quando o blog fazia parte do portal da Rádio Jovem Pan, de onde me afastei. Não dá para trabalhar com alguns que estão lá e com alguns carreiristas coadjuvantes, gente sem caráter. Não são jornalistas de verdade. Tive de me afastar porque meu perfil não cabe mesmo na nova programação. Mas o que machuca, e machuca mesmo, é a decepção com algumas pessoas. O que essa gente é capaz de fazer para se garantir chega a ser inacreditável. Gente sem escrúpulo. Fiquei na JP 40 anos. Mas voltando ao que interessa: Quando meu blog estava no portal da JP eu tinha alguma disciplina, o que acontecia, também, com os vídeos que eu gravava e com a história em quadrinhos do Pintim. Tentei este blog independente, mas é difícil. Tive alguns convites para levar o blog, mas não aceitei. De forma que escrevo aqui de vez em quando. Vou tentar ser mais assíduo. Quando minha filha montou este blog para mim, o Blog do Poeta, o mesmo nome que tinha na JP, eu lhe perguntei como poderia tornar o novo blog conhecido como era na rádio. Ela então abriu para mim uma conta no Twitter, explicando que eu poderia utilizar o Twitter com esse objetivo. Bastava colocar o assunto e escrever: "Ler no Blog do Poeta". Nunca tinha experimentado do Twitter. Mas comecei. Tudo tem de ser escrito em até 140 toques. E assim fui seguindo. Acabei gostando porque posso comentar vários assuntos como jornalista profissional que ainda sou, ao contrário de alguns idiotas que têm esse título mas nem sabem ao certo como é e o que é a profissão, além das grandes dificuldades que têm para escrever o Português correto. Acabei gostando e fui conquistando os chamados seguidores. Mas numa noite ocorreu algo inesperado. Escrevi um pequeno poema com até 140 toques e publiquei no Twitter. Muita gente curtiu. E comecei a fazer isso todos os dias. Agora se transformou numa experiência que vai virar livro que já tem título: "Pequenos poemas do pássaro", São poemas profundamente intimistas, de mim para mim, de mim comigo mesmo, eu diante de mim, minhas contradições e situações paradoxais. Tudo em até 140 toques, com a exigência da rima. Todos os dias, menos sábado, coloco um poema perto das 19,30 hs. E estou gostando dessa experiência. Tornou-se uma coisa nova na minha poesia. Deixo para os meus 19 leitores alguns exemplos desses pequenos poemas que publico todos os dias no Twitter, assinado "Poeta Álvaro Faria". Estou gostando. Só preciso me disciplinar em relação ao meu blog. Vou tentar mais uma vez.

*****
Quero viver
minha liberdade
sem nada por perto
sem começo
nem fim

quero me ver livre
de tudo
mas não me livro
de mim.

*****    

Escrever poesia
é abrir a ferida
não mais me engano

partir para o nada
se perder de vez
no próprio dano

é cavar a vida
em ato insano.

*****

A poesia
me enlouqueceu
aos poucos
sem que
que percebesse

não me vi
nunca mais
e hoje vivo
como senão vivesse.

*****

Estou comigo sozinho
como se não me fosse

desfeito em mim
aquele que não existe

sou eu em mim mesmo
o que de mim se desiste

*****

O poema
diz respeito
a mim
somente

o poema
que diz respeito
a mim
só mente.

7 comentários:

  1. Que maravilha, Álvaro querido! Fiquei muito emocionada com sua sensibilidade, com a agilidade da leitura e, por isso, a absorção imediata do sentimento que aflora a busca, o não se achar, o desvendar e o se encontrar. Que fase incrível que você está compartilhando com seus leitores, ou seja, como todo verdadeiro poeta, se expõe sem receios e medos, vivo mais que nunca! É necessário que esses poemas sejam reunidos em um livro e, por favor, faça-o logo; quem pede é meu coração que está tão feliz em encontrá-lo assim, Pássaro!

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha, Álvaro querido! Fiquei muito emocionada com sua sensibilidade, com a agilidade da leitura e, por isso, a absorção imediata do sentimento que aflora a busca, o não se achar, o desvendar e o se encontrar. Que fase incrível que você está compartilhando com seus leitores, ou seja, como todo verdadeiro poeta, se expõe sem receios e medos, vivo mais que nunca! É necessário que esses poemas sejam reunidos em um livro e, por favor, faça-o logo; quem pede é meu coração que está tão feliz em encontrá-lo assim, Pássaro!

    ResponderExcluir
  3. Querido poeta,seus poemas são encantadores,mágicos,tocantes e irresistivelmente belos,belíssimos!!!
    Preciso de sua poesia,como meus pulmões precisam de oxigênio.

    ResponderExcluir
  4. Como disse Ferreira Gullar: "A poesia não cura ninguém de nada,mas as pessoas encontram na poesia uma espécie de fonte de água limpa,da qual sempre será possível beber. Sempre será possível descobrir o dia. Descobrir o aceno possível".

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir