terça-feira, 8 de agosto de 2017

O NOME "POETA" FAZ RIR OU PROVOCA RESPEITO?.

(POR FAVOR, NÃO DEIXAR COMENTÁRIO)


Faz algum tempo que, todas as tardes, vou à Livraria Saraiva, no Shopping Morumbi. Vou a pé, atendendo a pedido médico. Ele diz que eu tenho de caminhar. Tomo um café, descanso ou pouco e volto para casa. Não é muito distante, mas cansa, pelo menos a mim. No Café da Saraiva tem sempre uma pequena fila. A gente pede o que deseja, paga e fica numa mesa esperando que o chamem. A primeira vez a moça perguntou: "Qual é seu nome?". Álvaro, respondi. Ela não entendeu. Perguntou de novo. Respondi de novo. Quando meu café com leite estava pronto, outra moça chamou: "Aldo!". Fiquei no meu lugar. Até que descobri que ela se referia a mim. Fui buscar o meu café, tomei, fiquei lá um pouco e fui embora. No outro dia, estava uma outra moça no caixa: "Qual é seu nome". Álvaro, respondi. Não entendeu. Fui para a mesa. Até que a moça que prepara o café chamou: "Ado!". Descobri que se referia a mim. Então parei de dizer meu nome. E disse como todo mundo me chama. Cheguei ao Caixa, a moça perguntou: "Como é seu nome?". Poeta, respondi. "Poeta????". É, Poeta, tem algum problema? A moça, rindo, disse que não. Fui para a mesa e esperei. Até que uma das moças que prepara o café gritou: "Poeta!!!!!!". Levantei-me e fui pegar meu café. Aí reparei que todo mundo, mas todo mundo mesmo, olhava para mim, como se nome "Poeta" fosse uma aberração. E isso tem acontecido todos os dias. Quando a moça chama "Poeta!!!!!" todos os olhares se voltam para mim. Umas menininhas bobas que não sabem de p. nenhuma de qualquer e coisa, ficam me olhando na mesa, falando baixinho e rindo. Chego à conclusão que chamar alguém de "Poeta" parece algo assustador ou engraçado demais. A cena se repete todos os dias. Alguns riem, mas muitos me olham com respeito. Respeito mesmo. Muitos já foram até à minha mesa conversar. Mas as menininhas que não sabem de p. nenhuma de nada, continuam rindo. Não são sempre as mesas. Mas são todas iguais. Estão preocupadas com o celular. Ontem estavam me olhando tanto e dando risinhos bobos, que falei a uma delas o meu nome inteiro e lhe disse: "Me procure aí no seu celular!". Não sei se o fez. Nem me interessa saber. Seja como for, não é fácil ser chamado de "Poeta". Talvez signifique louco, idiota, qualquer coisa assim. Se causa algum respeito, também causa risinhos de deboche. No fundo, nessas horas, em me sinto um ET. Pensando bem, um poeta deve ser mesmo um ET neste tempo de muitos equívocos.    

Um comentário:

  1. William Shakespeare disse: “Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de dementes.”

    Certamente, ignorar essas ações fará com que elas caiam por terra imediatamente, pois somente o receptor pode dar poder para o emissor poder ataca-lo. Em outras palavras, nós somos responsáveis por nossas próprias fraquezas, de sorte que elas podem ser diminuídas ou eliminadas através da nossa capacidade de suportar críticas e de acreditar em nossas potencialidades.

    Você é um grande poeta!.....Alvaro Alves de Faria.

    ResponderExcluir