terça-feira, 15 de março de 2016

Uma lágrima para o Dia da Poesia

Ontem, 14, foi o Dia Nacional da Poesia, assim em maiúsculo. Dia Nacional da Poesia. Quem soube disso? O que isso significou? Não significou nada. Só para alguns. Algumas pessoas que ainda acreditam, que ainda lutam em favor da beleza e da solidariedade, da generosidade. A poesia sobrevive em cada palavra, em cada aceno. É muito difícil encontrar poesia hoje. Só os olhos atentos, aqueles que estão sem as vendas da brutalização. A poesia é um artigo supérfluo. Os poetas são seres que vagam perdidos sem rumo nenhum, senão descobrir os descaminhos cada vez maiores num mundo sem saída. Seja como for, a poesia ainda existe, basta abrir as mãos numa ciranda e cantar as canções mais antigas do mundo, as que estão esquecidas para sempre. A poesia é esse soluço de todos os dias, esse grito preso na garganta, o silêncio que cresce em tudo e o que se faz ausente. O dia da poesia passou, quase ninguém notou. Os que falam em poesia ainda são chamados de loucos. Mas está tudo bem. Não há porque reclamar. Basta apenas uma lágrima.     

6 comentários:

  1. "Basta apenas uma lágrima" Ah!Poeta...Lágrima a dizer da brutalidade e do caos, como você escreveu, está difícil encontrar poesia hoje. Até por isto ela representa um tesouro imensurável. Parabéns pelo Poeta de sempre, que você consegue ser apesar de tudo, apesar do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Caro Poeta, ontem foi o dia de permitir que a lágrima escorresse pelo rosto e morresse no canto da boca seca.
    A Poesia vive também em ti, caro Poeta!

    Sua Poesia é meu norte!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Lembrei-me de uma canção que diz assim: "Românticos são poucos, românticos são loucos desvairados, que querem ser o outro, que pensam que o outro é o paraíso" e por aí vai. E num determinado ponto, o compositor diz que os românticos são os únicos que ainda restam no mundo que não têm medo de amar.
    Para eles existe o Dia da Poesia, somente para eles que não têm medo de viver, embora o mundo os assuste a todo instante.
    É saber falar de amor em meio a turbilhões desmoronados, é sorrir para si mesmo, em uma satisfação silenciosa e íntima e saber que está sobrevivendo a tudo.
    Viva, pois, a Poesia; ela é um sol que nos ilumina por dentro e nos mantém verdadeiros!
    Mas só a esses que sabem essa verdade, só a esses.

    ResponderExcluir
  4. Poeta,que lindo seu blog!!!
    Parabéns pelo dia da poesia!
    Você merece mil parabéns pelo poeta que és.
    Só um poeta sabe exprimir com palavras verdadeiras e ternas o lado amargo e doce da vida.
    Não! Não! Ninguém mais tem capacidade pra isso. Por isso, vocês são seres iluminados, verdadeiros magos.
    Ah, como eu gostaria de buscar bem no fundo da minha alma palavras que expressassem o verdadeiro sentido de qualificar um poeta.
    Acho que vou utilizar algumas das belas palavras do poeta Cyro Mattos na entrevista que fizeste com ele no livro "Pastores de Virgílio".
    "A esse nome importante da nossa poesia partindo da realidade experimentada pelo seu lirismo e absolvido no estimulo exterior que o alcança. Com sua linguagem densa, externa todo o peso terrestre feito de gritos, fissuras, solidões, trânsito agudo nos conflitos de nossa história e condição. Sonhador da existência que engendro o homem, admiro o percurso de Álvaro Alves de Faria."
    Não basta apenas uma lágrima!
    Basta apenas um sorriso! Um sorriso terno, doce, manso como uma poesia...

    ResponderExcluir
  5. O dia nacional da poesia é em 14 de março, homenageando Castro Alves.A data é celebrada em seu aniversário (o poeta nasceu em 14/3/1847). Atualmente, há um Projeto de Lei do Senado (Nº 501 de 2009), que tenta mudar a data para o aniversário de Carlos Drummond de Andrade.(31 de outubro).

    ResponderExcluir
  6. Sim, Poeta. Eu saudei esse dia, eu derrubei minha lágrima, mais do que uma.
    Zuleika, que vai ter que entrar como anônima.

    ResponderExcluir